Bomba queima e deixa cidades abastecidas pela Adutora de Piaus sem água
Uma pane numa das bombas responsáveis pelo bombeamento de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Adutor Piaus deixou desde a última quinta-feira, 13 de março, as cidades de São Julião, Pio IX, Fronteiras, Vila Nova e Campo Grande do Piauí sem abastecimento.
Um funcionário da Agespisa informou ao Portal É Notícias que o equipamento já foi retirado da ETA e enviado para reparos na capital, Teresina. A empresa aguarda o retorno do equipamento para retomar os serviços de abastecimento da Adutora de Piaus.

A Barragem de Piaus, localizada na divisa dos municípios de São Julião – PI e Pio IX, responsável pelo abastecimento de 25 mil moradores de cinco cidades da região encontra-se com um de seus melhores volume hídrico acumulado desde a sua construção.
De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Piaus se encontra atualmente com 35 milhões de metros cúbicos de água, o que totaliza cerca de 36% de sua capacidade máxima. A maior concentração de água de Piaus até então, tinha sido no ano de 2020, quando ela atingiu pouco mais de 44%. A capacidade total do açude é de aproximadamente 104 milhões de metros cúbicos de água.