DestaquePiauí

Piauí confirma primeira morte por chikungunya em 2024

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, nesta sexta-feira (28), o primeiro óbito por chikungunya do estado em 2024. A vítima era uma mulher de 28 anos, residente de Teresina, que morreu no último dia 07 de junho.

FOTO: REPRODUÇÃO

“Era uma paciente jovem, moradora da zona norte, que deu entrada no hospital com sintomas clássicos de arboviroses. Até o momento não se sabia se era dengue ou chikungunya, zika, mas teve complicações muito raras e atípicas, que foram muito graves e inusitadas. só agora temos a confirmação por um dos métodos, que é a sorologia, que foi positiva”, informou a médica infectologista Norma Salmito, da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

As informações foram disponibilizadas no boletim da 15ª Semana Epidemiológica. Ao todo, o estado contabiliza 733 casos prováveis de chikungunya e uma redução de 86% na incidência em relação ao mesmo período do ano passado.

Em relação à dengue, o estado manteve as 19 mortes da semana passada. Por outro lado, já totaliza quase 13 mil casos prováveis, o que representa um aumento de 105% na incidência da doença quando comparado com o mesmo período de 2023.

O que chama atenção no boletim epidemiológico é que, dos 221 municípios que participaram de uma pesquisa entomológica realizada pela Sesapi, 103 cidades foram classificadas em alerta e 22 em risco para a ocorrência de surto/epidemia de arboviroses.

Fonte: Cidade Verde 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias