Os professores do Piauí aceitaram um reajuste salarial após negociações com o Governo do Estado. O aumento, que varia entre 6,77% e 10,27%, foi aprovado em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte-PI) na última quarta-feira (12/03).
Além do aumento salarial, o acordo contempla promoções e progressões na carreira para os servidores da educação, a criação de uma comissão para discutir um novo concurso público e um estudo para viabilizar gratificações para educadores que atuam em tempo integral.
A expectativa é de que a proposta seja analisada e aprovada rapidamente.
“O governo estadual está prestes a enviar à Assembleia o projeto que autoriza o reajuste salarial dos professores. Também foram incluídas medidas como a revisão do plano de cargos e carreiras e a elaboração de um concurso público. Esses avanços demonstram o compromisso do governo com o diálogo e a valorização da categoria”, destacou o deputado estadual Francisco Limma (PT).
A decisão de encerrar a greve ocorreu após 17 dias de greve. A maioria dos professores optou por suspender o movimento, considerando os avanços alcançados. A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, ressaltou que as negociações representaram um passo importante na luta pela valorização profissional. “Consideramos que, graças ao movimento grevista, conseguimos avançar em alguns pontos, que precisam ser consolidados”, afirmou.
Fonte: 180graus